“Como ser um líder na administração de conflitos”

Conheça quais ações inteligentes um líder deve ter em situações difíceis.

“Uma jornada de liderança requer muitas habilidades e entre elas a mediação de conflitos. Estarei dividindo aqui com você experiências vivenciadas em um mundo real. de cargo ou função, se você está no poder ou não, é preciso lidar com a administração de conflitos para que não se tornem confrontos futuros.

Entender como são gerados os conflitos e confrontos é muito relevante para que o líder seja imparcial na tomada decisão e porque, basta existir um debate ou discussão com foco no “eu” para que, uma conversa se transforme em uma briga ao ponto que nenhuma das partes ouça ou procure entender os argumentos da outra.

O lider deve e precisa ter habilidade de mediação de conflitos, com foco no comportamento e não no liderado. Se assim prosseguir, o estado de tensão ora gerado é capaz de operar mudanças com a finalidade de obter melhores resultados porque o processo educacional das pessoas é diferente e por isso elas têm modelo mental e comportamentos distintos.

Quanto mais rígido for definido um modelo mental, menor a capacidade de adaptação à novas situações, aumentando assim, a chance de gerar conflitos em qualquer área da vida, seja em casa ou no trabalho.

E eu vou te contar algo que talvez você não saiba: alguns líderes provocam certos conflitos porque entendem que eles podem se tornar uma mola propulsora de novas ideias e estimulam os colaboradores a buscar novas soluções.

Se para alguns lideres os conflitos geram queda na produtividade e ambiente estressante, outros aproveitam a oportunidade do caos para gerar novos movimentos porque entendem que em momentos de crise é possível obter grandes respostas.

A falha na comunicação também pode ser um dos fatores que ocasionam os conflitos por falta de entendimento e por muitas vezes ao pensarmos de maneira contrária a alguma regra vigente, já estamos em conflito.

Só que, para um lider mediante um conflito, ele precisa de maturidade e inteligência emocional para direcionar o ocorrido de forma assertiva e com foco na solução do problema, examinando a situação e tirando maior proveito em prol do sucesso na gestão.

Se a tendência for recusar o conflito, a impossibilidade do diálogo pode gerar ansiedade, inquietação e neuroses. E como consequência, a guerra é declarada com a intenção de eliminar a outra parte, o confronto assumido.

O verdadeiro lider identifica a causa do problema, foca em gerar alternativas, analisa a melhor solução para ambas as partes, coloca em prática e avalia os resultados.

Se você quer um método eficaz no gerenciamento de conflito é fazer um Planejamento Preventivo. Se as funções de planejamento e programação de metas estão sendo cumpridas corretamente, há redução na incidência de conflitos, o que chamamos de Planejamento Técnico.

Outro ponto abordado é o plano de integração relacionado ao comportamento humano, grande fonte de conflitos, mas que se bem implantados e administrados reduz os conflitos através da abordagem de consenso trazendo equilíbrio entre as partes.

Seja o lider que lida com conflitos em sua fase inicial, onde consegue identificar as possíveis diferenças e imediatamente prepara um plano de ação adequado para gerir um problema em potencial.

Remova as barreiras e tire o máximo proveito da situação conflitante em benefício dos objetivos da empresa.

Se você quer ter excelentes resultados, conheça, entenda e compreenda seus colaboradores através do diagnóstico de liderança, perfil e mapeamento comportamental para que possa ajudá-los a externar suas habilidades e competências em potencial, aprimorando o que eles têm de melhor.

Autoconhecimento, autodeterminação, auto aprendizado, autorresponsabilidade e autorrealização farão de você líder, não ter um caminho solitário.

Permita-se!”

Texto elaborado por Elis Marques
Mentora, Palestrante e Treinadora de Líderes
Instagram @elismarquesoficial

Desenvolvido por:
Dedicada a missão de ajudar e Empresária Elisabete Marinho ♡

Publicado por Elisabete Marinho

Workaholic & Zen

Deixe um comentário