DESCUBRA QUAIS SĀO E COMO SUPERÁ-L0S!
Atualmente mulheres são tao empreendedoras quanto os homens. Atualmente o mercado dos novos negócios e representado por 50% de homens e 50% de mulheres.ocorre que os desafios para as mulheres empreenderem são maiores.
De acordo com a pesquisa da CONAJE(2015), as principais dificuldades encontradas na gestão são em financias, pessoas e planejamento.
Construir seu próprio negocio, comprar um carro, criar um filho, superar a perda de alguém, construir uma carreira, reconhecimento profissional, constante busca por aprimoramento, esse ja são desafios que precisam fazer parte da qualidade pessoal de um empreendedor. Ja para as mulheres esses desafios, vai muito alem.
Mas afinal, o que as leva a empreender? Uma das causas para a entrada feminina no empreendedorismo, alem da motivação financeira e a execução de uma atividade que as traga satisfação pessoal. Outro fator importante seria ligado a maxima de faze a diferença e trazer o novo a um mercado.
Para inspirar aquelas que sonham em empreender com sucesso total ou ate mesmo ajuda-las a desenvolver sua ideias, destacaremos nesse artigo os quatro maiores desafios que afligem as empreendedoras nesse caminho. Para cada um deles, alguma práticas podem ajudar na aceitação, superação e no melhor desenvolvimento do negocio. Confira:
- Multipla Jornada
Cuidar dos filhos, familiares idosos e dos afazeres domésticos não são obrigações exclusivas das mulheres, mas como sabemos, ainda e comum que elas sejam mais sobrecarregadas por elas do que os homens Nao e a toa, uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora mostrou que 90% dela abre uma empresa em busca de flexibilidade.
Porem, equilibrar compromissos familiares com os do negocio ainda e um desafio, segundo a consultora Sebrae-SP Maria Augusta Pimentel Miglino.A solução para supera-los para por varias fatores desde o dialogo na familia quanto na empresa, quanto engajar os homens nesse debate e mostrar que os fardos devem ser divididos, pois esse tipo de duple ou tripla jornada traz malefícios, como sobrecarga física e psicológica as vezes.
- Preconceito:
Primeiro ponto e a discriminação no ambiente de trabalho e a diferença de oportunidade em relação aos homen. Não é surpresa para ninguém que a realidade feminina no mundo dos negócios ainda é muito diferente da masculina, afinal, em uma boa quantidade de casos, o simples fato de ser mulher faz com que acionistas e investidores desacreditem e diminuam a credibilidade do negócio, além de duvidarem da capacidade de gestão da empreendedora.
Cenários como estes são bastante comuns e reflete a imagem construída ao longo dos anos de que os homens são os melhores preparados e os únicos capazes de garantir a sobrevivência das famílias, porem, essa questão e alto que ja vem sendo discutida ao longo dos anos e podemos enxergar mudanças consideráveis.
- Desigualdade no mercado de trabalho
Segundo o IBGE, das 97% milhões e mulheres brasileiras, apenas 36% tem a ocupação remuneradas, mesmo assim, elas ganham em media 27% a menos que os homens.
E tem mais, dados do governo federal apontam que segunda década do século XXI, 3 em cada 4 lares são chefiados por mulheres o que agrava a possibilidade de as mulheres concorrerem com igualdade no mercado de trabalho e ambiente de negócios.
Ainda assim, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, 50% dos empreendedores que estão na fase inicial são mulheres, tendo o impressionante numero de 16 milhões de mulheres no mercado empreendedor atualmente.
- Vencer a idade:
O avanço da idade e um dos desafios para muitas mulheres empreendedoras. No entanto, de acordo com o Sebrae, 6 em cada 10 empreendedoras possuem entre 25 e 49 anos, trabalhando predominantemente no setor de serviços. Sao profissionais que estão a frente de diversos negócios espalhadas pelo Brasil. So no Estado de Sao Paulo, por exemplo, existem mais de 1,4 milhão de mulheres empreendedoras, isto e, 1/5 do total de empresárias do pais.
Nao existem dados que apontem a falta de oportunidade para iniciar projetos e negócios conforme a localização, mas e comum que as mulheres entrem mais barreiras para investir e empreender em regiões pobres do nosso pais.
- Falta de incentivo:
Ha quem diga que este seja um dos piores desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, que na maioria dos casos não contam nem com o suporte e apoio dos próprios familiares. Atualmente não e difícil encontrar relatos de mulheres ja bem sucedidas mas que passaram por situações de pressão no inicio de suas carreiras.
Nesse caso, e valido buscar apoio em pessoas que talvez estejam mesmo mais distantes e também e importante aproveitar o período para fazer novas amizades e ate mesmo novas conexões que podem vir a beneficiar seus negócios.
- Fazer Networking
Uma pesquisa citada pela Revista Exame mostra que as mulheres brasileiras são as quer menos se relacionam para fazer networking profissional. Infelizmente, a falta de contatos pode dificultar a construção de empreendimentos e promover mais barreiras. Logo, investir em vida social favorece de forma promissora carreira da mulher empreendedora.
- Auto Confiança
O fator medo e autoconfiança e algo que se faz como um grande desafio, porem pode ser contornado com melhorias nos aspectos tanto comportamentais, quanto técnicos. Essa busca preparar a empreendedora para ter mais segurança em suas tomadas de decisões, postura e posicionamento no mercado, ou seja, investimento no desenvolvimento de sua carreira torna-se um fator importante.
E que tal uma dica para vencer esses problemas?
Diante de tantos desafios como os citados acima, para a mulher se manter disposta, determinada e motivada em sua jornada do empreendedorismo, torna-se necessário se precaver diante de imprevistos e riscos não apenas emocionais, mas também físicos e financeiras. Uma elaboração e aplicação de um dedicado planejamento pessoal e familiar e um pontapé inicial para uma garantia de sucesso em seu empreendedorismo.
E como começar? Uma proteção de renda contra imprevistos como acidentes, doenças, afastamento do trabalho, que são riscos que acontecem e causam grandes prejuízos financeiros, justamente agora com a pandemia ficou ainda mais evidente a importância de ter um planejamento e uma segurança financeira maior em relação ao futuro. Mas o problema e que poucos sabem como fazer isso!
A Corretora EMarinho Seguros, corretora especialista em proteção de renda poderá oferecer esse apoio e mostrar como que funciona exatamente esse suporte de planejamento pessoal e familiar.
EXTRA: Mulheres para se inspirar
Marie Curie: cientista e primeira mulher a lecionar na Universidade de Sorbonne, em Paris. Ela ganhou o Prêmio Nobel de física e química;
Viola Davis: primeira mulher negra a ganhar um Emmy e a ser indicada a 3 Oscars;
Rainha Elizabeth: ela mostra que o preconceito que sofreu ao subir ao trono não passa de inveja. Ainda hoje, aos 90 anos ela reina e mostra que tem capacidade;
Toni Morrison: escritora norte-americana e a primeira mulher negra vencedora do Prêmio Nobel de Literatura;
Tarsila do Amaral: pintora, desenhista e tradutora brasileira, além de ser uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista no Brasil;
Ada Lovelace: considerada a primeira programadora de computadores da história;
Malala Yousafzai: ativista paquistanesa que luta pelos direitos civis em seu país, principalmente, defendendo a ida de mulheres às escolas. Ela ganhou o Prêmio Nobel da paz com apenas 17 anos de idade.
Desenvolvida por:
Dedicada á missão de ajudar e empresária Elisabete Marinho ♡